O gigantes sueco, IKEA, multinacional dedicada a venda de móveis e decoração, não descansa. Não somente está presente em mais de 34 países, como já está se lançando na construção de cidade.
Londres é a sede do seu primeiro projeto, próximo as instalações dos jogos olímpicos deste ano, ao leste da cidade. Se trata de Strand East, em Stratford, todo um bairro para 6 mil pessoal em um terreno que supera 10 hectares. Uma cidade no estilo Ikea; em escala pequena, com parques e lojas, muito do estilo europeu tradicional, mas em um entorno muitíssimo mais contemporâneo.
Já em construção, inclui 1.200 habitações, um hotel de 350 quartos, 45 mil m² de escritórios, assim como lojas e restaurantes.
A ideia da Ikea é criar uma cidade amigável, terá uma escola, um berçário e um hospital, desta maneira seus habitantes, a rigor, não necessitarão de automóveis no dia-a-dia. Contarão com amplas calçadas, parques e transporte público não poluente. Somando-se a isso, o lixo será sugado de cada casa através de túneis subterrâneos e a energia será gerada por uma hidroelétrica.
Ikea será como um prefeito responsável por todo esse terreno, mantendo as locações, buscando a limpeza e a eficiência no interior de Strand East, assim como o cuidado e renovação das casas e serviços. O setor será bastante dinâmico enquanto ao fluxo de seus habitantes, e nos preços se manteriam a filosofia Ikea, uma boa relação entre preço e qualidade.
“Manteremos a filosofia Ikea. Não queremos produzir para os ricos ou os super ricos; queremos produzir para as famílias, para o povo”, declarou Harald Müller, diretor de LandProp, a área da Ikea destinada a construção e urbanização.
É incrível que uma companhia possa construir toda uma cidade, e parecer ter recursos sobrando. Agora, na prática se verá se realmente o método funciona, alcançando aquele ambiente tranquilo e com preços próximos da classe média europeia. O que vocês opinam?
Noticia vía The Globe and Mail